Você está em: Página Inicial > Notícias > Post
https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/noticias/2023/agosto | 30/08/2023 - 10:30
Ministério da Saúde do Brasil Participa da Primeira Cúpula Global de Medicina Tradicional da OMS na Índia
Qual o objetivo?

O Ministério da Saúde do Brasil está participando ativamente da Primeira Cúpula Global de Medicina Tradicional da Organização Mundial da Saúde (OMS), um evento histórico que visa definir uma nova estratégia mundial para a medicina tradicional e complementar. Organizado em colaboração com o Governo da Índia, o encontro ocorre nos dias 17 e 18 de agosto de 2023, na cidade de Gandhinagar, no estado de Gujarat, Índia.

A Cúpula Global de Medicina Tradicional reúne diversas partes interessadas, incluindo trabalhadores da medicina tradicional, comunidades indígenas, formuladores de políticas nacionais, organizações internacionais, acadêmicos, setor privado e organizações da sociedade civil. O objetivo do evento é promover a troca de melhores práticas, evidências, dados e inovações relacionadas à contribuição da medicina tradicional, complementar e integrativa para a saúde e o desenvolvimento sustentável.

O Brasil, representado pelo Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Saúde Indígena (SESAI), e pelos atores das práticas integrativas da Superintendência de Atenção Primária à Saúde (SAPS), traz uma significativa experiência de mais de 17 anos em política nacional de medicina tradicional. Essa participação do Brasil na Cúpula destaca o alinhamento do país com os esforços globais de promoção e reconhecimento das práticas da medicina tradicional.

A Cúpula ocorre simultaneamente à Reunião Ministerial de Saúde do G20, o que amplia ainda mais a relevância e o impacto desses eventos para a saúde mundial. Durante o encontro, serão discutidos temas como a validação e o reconhecimento das práticas da medicina tradicional, bem como a promoção da utilização segura, rentável e equitativa dessas práticas em diferentes contextos de saúde.

Weibe Tapeba, secretário da SESAI, enfatizou a importância da participação brasileira na Cúpula, especialmente para a saúde indígena: "A Medicina Tradicional merece e deve ser validada com os diversos aspectos que ela envolve, que não se restringem apenas às evidências científicas. Isso é importante para os povos originários no mundo todo."

A Cúpula Global de Medicina Tradicional é um marco relevante no reconhecimento e na promoção das práticas ancestrais de cuidados de saúde, em um momento em que a busca por abordagens integrativas e sustentáveis para a saúde ganha destaque globalmente. As discussões e colaborações resultantes desse encontro têm o potencial de moldar futuras políticas e estratégias relacionadas à medicina tradicional em todo o mundo.

Leia Mais
Fale Conosco
contato@abrabio.org
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DOS BIOMAGNETISTAS Transformando o Biomagnetismo na profissão do futuro!
Redes Sociais
Sobre
(45) 988210822
Avenida Pedro Taques, 294, Bairro Zona 07, Maringá/PR
Ver Localização
Tecnologia e desenvolvimento
WhatsApp