Você está em: Página Inicial > Notícias > Post
Adriane Viapiana Bossa - 01/09/2025 | 29/09/2025 - 11:07
Do CAPS para o Brasil: Estudo com Biomagnetismo Medicinal e DEMAG aponta melhora na qualidade de vida de pacientes com depressão grave
O SUS abriu portas no CAPS II para as Práticas Integrativas e Complementares Magnéticas- PICMAG.

♦ O SUS abriu portas no CAPS II para as Práticas Integrativas e Complementares Magnéticas- PICMAG. 

Em um momento em que as Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) ganham cada vez mais reconhecimento institucional, um projeto desenvolvido dentro de um Centro de Atenção Psicossocial (CAPS II) com aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa representa um passo histórico para o campo das Práticas Integrativas Magnéticas (PICMAG), como o Biomagnetismo Medicinal e a (DEMAG).

Publicado na revista Health and Society (v. 5, n. 3, 2025) o artigo “Efeitos do Biomagnetismo Medicinal e DEMAG na Depressão Grave: estudo misto em um CAPS”, apresentando os resultados de uma intervenção terapêutica com Práticas Integrativas e Complementares Magnéticas (PICMAG) no contexto de saúde mental pública.

O estudo foi conduzido pela psicóloga e terapeuta integrativa Claudia Santana de Assis como parte do seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) da pós-graduação em Biomagnetismo e Bioenergética pela Faculdade Integrada de Patos – UNIFIP. A pesquisa foi realizada no CAPS II São Lourenço Mártir, localizado em São Lourenço da Mata – PE, unidade da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) do Sistema Único de Saúde (SUS), especializada no atendimento a pessoas com transtornos mentais graves e persistentes.

A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa da UNIFIP, sob o parecer n.º 6.000.760, seguindo as diretrizes do Conselho Nacional de Saúde (Resolução 466/12). Todas as participantes assinaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido, com garantia de sigilo, anonimato e uso exclusivo para fins científicos.

♦ Metodologia científica e instrumentos de avaliação

Foram aplicadas duas técnicas da abordagem PICMAG:

  • Biomagnetismo Medicinal (BM) – prática baseada na fisiologia dos campos magnéticos, com aplicação de ímãs para modular o pH e restaurar a homeostase celular;
  • Dispersão Emocional Magnética (DEMAG) – metodologia vibracional voltada à liberação de tensões emocionais profundas.

A avaliação foi realizada por meio do instrumento WHOQOL-BREF (da Organização Mundial da Saúde) e entrevistas qualitativas, compondo um desenho de estudo misto com análise quantitativa e subjetiva das participantes.

♦ Resultados: melhora clínica, emocional e espiritual

Participaram do estudo três mulheres em tratamento medicamentoso, diagnosticadas com depressão grave. Os efeitos observados foram expressivos:

  • Indicador Evolução (%)
  • Autoestima +58,3%
  • Sono e repouso +50%
  • Energia e disposição +33,3%
  • Capacidade de concentração/trabalho +41,7%
  • Relações interpessoais +33,4%
  • Redução da dependência medicamentosa –25%
  • Espiritualidade / Sentido da vida +41,7%

Além disso, os relatos qualitativos reforçaram o impacto subjetivo da intervenção:

“Parecia que tinha um furacão dentro de mim… agora eu consigo respirar e ver as coisas com mais leveza.”

♦ Da sala de aula à publicação científica

Os dados da pesquisa foram inicialmente apresentados no I Congresso Brasileiro dos Biomagnetistas (2024) pela autora. O trabalho chamou a atenção da presidente da ABRABIO, Adriane Viapiana Bossa, pesquisadora das PICMAGs e diretora do Instituto Par Magnético - IPM, que propôs à Claudia a escrita conjunta de um artigo completo. A parceria culminou na publicação científica agora disponível ao público acadêmico e profissional.

Acesse o artigo completo:
https://www.periodicojs.com.br/index.php/hs/article/view/2545/2532

♦ A importância da união da classe para novos avanços

Este estudo é um marco importante para o reconhecimento das PICMAGs como práticas integrativas com efeitos mensuráveis no campo da saúde mental. Mas é também um chamado à responsabilidade coletiva.

A ABRABIO – Associação Brasileira dos Biomagnetistas segue mobilizada para fomentar pesquisas, políticas públicas, formação de qualidade e regulamentação profissional das PICMAGs.
Contudo, esse avanço depende do engajamento da categoria.

Se você é biomagnetista, associe-se à ABRABIO e apoie as iniciativas que estão construindo o futuro da nossa profissão. É com união, dados, ética e ciência que seremos reconhecidos e valorizados!

► Acesse www.abrabio.org para saber mais e se associar.

Leia Mais
Fale Conosco
contato@abrabio.org
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DOS BIOMAGNETISTAS Transformando o Biomagnetismo na profissão do futuro!
Redes Sociais
Sobre
(45) 988210822
Avenida Pedro Taques, 294, Bairro Zona 07, Maringá/PR
Ver Localização
Tecnologia e desenvolvimento
WhatsApp